Notícias


A Primeira Lubrificação passo a passo

- fonte: Edson B.Almeida

- A primeira lubrificação recomenda-se encher o rolamento de graxa, atentando para pressionar a graxa para entrar entre os roletes e o anel interno.

- Na relubrificação pode-se utilizar a seguinte formula:

 

Q= 0,005 x D x B, onde Q= quantidade de graxa em gramas, D= Diâmetro Externo do Rolamento e B = Largura do rolamento. Estes dados podem ser encontrados em catálogo, em mm.

 Para a relubrificação dos rolamentos 22324 e 22326, temos a seguinte quantidade:

 22324 => Q = 0,005 x 86 (mm de largura) x 260 (mm de diâmetro externo) = Q = 111,8 ... aprox, 112 a 115 gramas de graxa.

 22326 => Q = 0,005 x 93 (mm de largura) x 280 (mm de diâmetro externo) = Q = 130,2 .. aprox, 130 gramas de graxa.

 Normalmente torna-se dificil especificar a quantidade de graxa na bomba, mas podemos resolver este problema facilmente se tirarmos a tara da graxa por bombada. Por exemplo, toma-se 10 bombadas de graxa em uma balança e obtêm-se a quantidade de graxa por bombada.

 Depois disso é só converter a quantidade de graxa em gramas a ser relubrificada por bombadas. Neste caso, utilizamos as duas medidas, por exemplo:

 

Mancal direito da peneira: relubrificar a X horas, quantidade de 112 gramas de graxa = X bombadas.

 

Com este sistema pode-se montar um bom e simples plano de lubrificação dos equipamentos da usina. A fórmula acima se aplica a qualquer tipo de rolamento, basta apenas saber usar o catálogo de medidas.

 Importante ressaltar é utilizar graxas indicadas para a operação, com relação à rotação, carga, etc. Muitas vezes imagina-se que graxa é tudo igual, mas existem vários tipos com aditivações especiais, tipos de sabão, etc. Normalmente para grandes cargas, por exemplo Britadores, utiliza-se graxas com sabão de lítio com aditivação EP ( comumente chamamos graxa EP-2).

 Para equipamentos vibratórios, devido à sua criticidade de operação, recomenda-se uma graxa à base de Complexo de Lítio com EP-2, que podem oferecer melhores resultados.

 Agradeço a atenção e fico à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos adicionais.

 

Atenciosamente,

 

Edson B.Almeida

ZKL Rolamentos do Brasil Ltda.


Publicado em 17/06/2011

Notícias Anteriores

  • [14/04/2011] Manutenção dos equipamentos da sua empresa.

    É muito importante a utilização de boas peças para seus equipamentos, juntamente com a lubrificação correta, em nossos catálogos voce poderá encontrar os diversos tipos de graxa para sua aplicações  em gerais de forma adequada.

    saiba mais
  • [13/04/2011] NOVO SITE

    Estamos desenvolvendo um novo site, para atender a todos de forma rápida, neste teremos um chat com atendimento on line, das 8:00 às 17:30, com atendentes qualificados e treinados, para tirar suas dúvidas, fazer suas cotações tudo isso sem nenhum custo, nos horários não... saiba mais

  • [13/04/2011] A Alliance em prol de seus clientes

    A Alliance esta no mercado procurando sempre atender todos de forma rápida e com eficiência assim este ano, fizemos uma grande parceria com a ZKL Rolamentos, para mantermos os mais diversos rolamentos a pronta entrega.

    Abrimos também nosso leque de produtos vendidos em nossa empresa,... saiba mais